quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Música - nada será como antes...

Na semana do dia 12 de outubro, em que se comemora o dia das crianças, uma loja próxima de casa colocou um carro de som em sua porta, o qual ficava o dia todo tocando músicas infantis. Como atualmente não existem mais (que eu saiba) grupos de cantores infantis , as músicas eram todas minhas velhas conhecidas...Trem da Alegria, Balão Mágico, Xuxa - ah, que saudades da infância!!!! Confesso que tive uma semana "nostálgica" por conta do som da loja, revivendo em meus pensamentos momentos mágicos da minha infância...Sabia a letra de todas as músicas, algumas até lembrava a coreografia!!!!

Aí fiquei pensando:quando pensamos em músicas infantis, só nos resta nos reportarmos aos anos 80, começo dos 90, pois, que músicas as crianças ouvem nos tempos atuais???? Minha sobrinha, de 8 anos, ouve NXZero, Jota Quest, Pitty...Nada contra esses músicos, também ouço suas músicas. Mas a questão é: são músicas para crianças? Acho que as crianças de hoje não são tão crianças, como a gente era, que ouvia músicas que falavam do "He-Man"; "Thundercats", "Piuí abacaxi...", que dançávamos, nos divertíamos!!!! Podem me considerar um tanto antiquada, mas, eram músicas inocentes, tanto quanto nossas mentes eram inocentes; e fomos muito felizes naquela época!

Eis que, outro dia, ouvindo rádio, começa uma música da Pitty, até começo a gostar da melodia; mas, em determinado momento, minha cabeça não consegue acreditar no que meus ouvidos estão escutando!!! Eis o trecho:

"Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber..."(Me adora- Pitty- www.vagalume.uol.com.br)

Até aumentei o volume do rádio pra me certificar que realmente era essa "palavra"(f...) que estava ouvindo...Sei que muitos podem achar que isso não é nada de mais, todo mundo fala por aí, mas, para mim, foi um absurdo!!! Em minha casa jamais ficávamos falando palavrões, meu pai sempre nos repreendeu quanto a isso, e o agradeço por isso. Tantas palavras bonitas pra se dizer, não é? Lógico, não serei também tão puritana a ponto de dizer que nunca disse um palavrão...claro que sim, às vezes eles "escapam", principalmente nos acessos de raiva!

Mas o que me deixou perplexa, no caso específico dessa letra, foi a naturalidade com que tal palavra foi utilizada, e o que ela significa no contexto da melodia. É como se a cantora dissesse "que me acha legal", e canta numa boa, sendo sua música veiculada nas rádios normalmente...

No começo dos anos 90, a banda "Ultraje a Rigor", teve a sua música ("filha da p..."- vocês se lembram?) proibida de veicular nas rádios.; e olha que sua letra é, ainda hoje, mais atual que nunca!!!! Mas considero que foi uma ato sensato, uma censura adequada, pois, muitas crianças poderiam ouvir. Mas hoje, o f... é totalmente permitido!!!!

Realmente, às vezes o futuro me assusta..Se agora está desse jeito, que música meus filhos, netos, irão ouvir????????

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tornados...eu sobrevivi!

Tão raro fenômeno da natureza, aqui em nosso país tropical, e por 2 vezes, em cidades diferentes, pude presenciar e evidenciar seus rastros de destruição...

A primeira vez, em maio de 2005, ainda morando na minha cidade natal, Indaiatuba. Nessa oportunidade não "senti na pele" seus efeitos, apenas vi suas consequências. Falta de energia, queda de árvores, vi tudo isso depois. O local mais afetado foi o distrito industrial, e graças a Deus ninguém se feriu. Apenas curiosos fizeram do local, dias depois, "ponto turístico" de Indaiatuba.

Mas, nesta 2ª, e espero que última, vez, na noite de 14/10/2009, praticamente estive no meio do temporal...Disseram que foi um "tornado de baixa intensidade" que iniciou no sudoeste do PR e foi subindo, passando aqui por Cascavel, a cidade mais atingida da região. Estava dirigindo, bem no centro da cidade, quando a combinação chuva e vento me fizeram sentir na pele a força da mãe natureza...Senti até o carro balançar...Quando dizem que em momento de desespero você arranja forças para enfrentar o perigo, podem acreditar!!!! Não sei de onde tirei tanta calma pra continuar dirigindo e chegar ao meu destino. Árvores caídas, semáforo balançava tanto, que achei que iria cair! Telhas voando, um horror!!! Cenas do "Twister", e não era ficção...

Realmente, tenho certeza disso, há um poder divino que nos guia e acompanha nos momentos que mais precisamos. Graças a Deus, estamos bem e nada nos aconteceu. Mas, a devastação na cidade...não teve uma árvore que não tenha tido, pelo menos, um galho arrancado; além daquelas que sucumbiram com raiz e tudo.

Mas, aos poucos a cidade está voltando ao normal. E espero que esses fenômenos climáticos não mais aconteçam, pelo menos com essa intensidade. Tudo culpa do "El Niño", "Zona de convergência do Atlântico", "massa de ar polar" etc etc etc essas coisas que ouvimos na previsão do tempo. (Sei lá se é isso, só coloquei essas coisas que costumo ouvir!)

Momento mais que propício pra agradecer a vida que temos, tudo que somos, tudo que conquistamos. Pois, em segundos, tudo isso pode desaparecer...Obrigada pela vida!!!!!!