Tão raro fenômeno da natureza, aqui em nosso país tropical, e por 2 vezes, em cidades diferentes, pude presenciar e evidenciar seus rastros de destruição...
A primeira vez, em maio de 2005, ainda morando na minha cidade natal, Indaiatuba. Nessa oportunidade não "senti na pele" seus efeitos, apenas vi suas consequências. Falta de energia, queda de árvores, vi tudo isso depois. O local mais afetado foi o distrito industrial, e graças a Deus ninguém se feriu. Apenas curiosos fizeram do local, dias depois, "ponto turístico" de Indaiatuba.
Mas, nesta 2ª, e espero que última, vez, na noite de 14/10/2009, praticamente estive no meio do temporal...Disseram que foi um "tornado de baixa intensidade" que iniciou no sudoeste do PR e foi subindo, passando aqui por Cascavel, a cidade mais atingida da região. Estava dirigindo, bem no centro da cidade, quando a combinação chuva e vento me fizeram sentir na pele a força da mãe natureza...Senti até o carro balançar...Quando dizem que em momento de desespero você arranja forças para enfrentar o perigo, podem acreditar!!!! Não sei de onde tirei tanta calma pra continuar dirigindo e chegar ao meu destino. Árvores caídas, semáforo balançava tanto, que achei que iria cair! Telhas voando, um horror!!! Cenas do "Twister", e não era ficção...
Realmente, tenho certeza disso, há um poder divino que nos guia e acompanha nos momentos que mais precisamos. Graças a Deus, estamos bem e nada nos aconteceu. Mas, a devastação na cidade...não teve uma árvore que não tenha tido, pelo menos, um galho arrancado; além daquelas que sucumbiram com raiz e tudo.
Mas, aos poucos a cidade está voltando ao normal. E espero que esses fenômenos climáticos não mais aconteçam, pelo menos com essa intensidade. Tudo culpa do "El Niño", "Zona de convergência do Atlântico", "massa de ar polar" etc etc etc essas coisas que ouvimos na previsão do tempo. (Sei lá se é isso, só coloquei essas coisas que costumo ouvir!)
Momento mais que propício pra agradecer a vida que temos, tudo que somos, tudo que conquistamos. Pois, em segundos, tudo isso pode desaparecer...Obrigada pela vida!!!!!!
Espontaneidade
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário