sexta-feira, 20 de novembro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Música - nada será como antes...
Aí fiquei pensando:quando pensamos em músicas infantis, só nos resta nos reportarmos aos anos 80, começo dos 90, pois, que músicas as crianças ouvem nos tempos atuais???? Minha sobrinha, de 8 anos, ouve NXZero, Jota Quest, Pitty...Nada contra esses músicos, também ouço suas músicas. Mas a questão é: são músicas para crianças? Acho que as crianças de hoje não são tão crianças, como a gente era, que ouvia músicas que falavam do "He-Man"; "Thundercats", "Piuí abacaxi...", que dançávamos, nos divertíamos!!!! Podem me considerar um tanto antiquada, mas, eram músicas inocentes, tanto quanto nossas mentes eram inocentes; e fomos muito felizes naquela época!
Eis que, outro dia, ouvindo rádio, começa uma música da Pitty, até começo a gostar da melodia; mas, em determinado momento, minha cabeça não consegue acreditar no que meus ouvidos estão escutando!!! Eis o trecho:
"Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber..."(Me adora- Pitty- www.vagalume.uol.com.br)
Até aumentei o volume do rádio pra me certificar que realmente era essa "palavra"(f...) que estava ouvindo...Sei que muitos podem achar que isso não é nada de mais, todo mundo fala por aí, mas, para mim, foi um absurdo!!! Em minha casa jamais ficávamos falando palavrões, meu pai sempre nos repreendeu quanto a isso, e o agradeço por isso. Tantas palavras bonitas pra se dizer, não é? Lógico, não serei também tão puritana a ponto de dizer que nunca disse um palavrão...claro que sim, às vezes eles "escapam", principalmente nos acessos de raiva!
Mas o que me deixou perplexa, no caso específico dessa letra, foi a naturalidade com que tal palavra foi utilizada, e o que ela significa no contexto da melodia. É como se a cantora dissesse "que me acha legal", e canta numa boa, sendo sua música veiculada nas rádios normalmente...
No começo dos anos 90, a banda "Ultraje a Rigor", teve a sua música ("filha da p..."- vocês se lembram?) proibida de veicular nas rádios.; e olha que sua letra é, ainda hoje, mais atual que nunca!!!! Mas considero que foi uma ato sensato, uma censura adequada, pois, muitas crianças poderiam ouvir. Mas hoje, o f... é totalmente permitido!!!!
Realmente, às vezes o futuro me assusta..Se agora está desse jeito, que música meus filhos, netos, irão ouvir????????
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Tornados...eu sobrevivi!
A primeira vez, em maio de 2005, ainda morando na minha cidade natal, Indaiatuba. Nessa oportunidade não "senti na pele" seus efeitos, apenas vi suas consequências. Falta de energia, queda de árvores, vi tudo isso depois. O local mais afetado foi o distrito industrial, e graças a Deus ninguém se feriu. Apenas curiosos fizeram do local, dias depois, "ponto turístico" de Indaiatuba.
Mas, nesta 2ª, e espero que última, vez, na noite de 14/10/2009, praticamente estive no meio do temporal...Disseram que foi um "tornado de baixa intensidade" que iniciou no sudoeste do PR e foi subindo, passando aqui por Cascavel, a cidade mais atingida da região. Estava dirigindo, bem no centro da cidade, quando a combinação chuva e vento me fizeram sentir na pele a força da mãe natureza...Senti até o carro balançar...Quando dizem que em momento de desespero você arranja forças para enfrentar o perigo, podem acreditar!!!! Não sei de onde tirei tanta calma pra continuar dirigindo e chegar ao meu destino. Árvores caídas, semáforo balançava tanto, que achei que iria cair! Telhas voando, um horror!!! Cenas do "Twister", e não era ficção...
Realmente, tenho certeza disso, há um poder divino que nos guia e acompanha nos momentos que mais precisamos. Graças a Deus, estamos bem e nada nos aconteceu. Mas, a devastação na cidade...não teve uma árvore que não tenha tido, pelo menos, um galho arrancado; além daquelas que sucumbiram com raiz e tudo.
Mas, aos poucos a cidade está voltando ao normal. E espero que esses fenômenos climáticos não mais aconteçam, pelo menos com essa intensidade. Tudo culpa do "El Niño", "Zona de convergência do Atlântico", "massa de ar polar" etc etc etc essas coisas que ouvimos na previsão do tempo. (Sei lá se é isso, só coloquei essas coisas que costumo ouvir!)
Momento mais que propício pra agradecer a vida que temos, tudo que somos, tudo que conquistamos. Pois, em segundos, tudo isso pode desaparecer...Obrigada pela vida!!!!!!
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Mundo virtual X Mundo real
Mas, outro dia li um comentário (nem adianta querer saber de quem...já relatei meu problema de memória!!!!!) que como é estranho esse "mundo virtual" que aproxima quem está longe, mas afasta quem está próximo...Pois é, conversas virtuais são ótimas, já fiz vários e vários "desabafos" com minhas amigas pelo msn...Mas, para esses amigos próximos, não tem nada que substitua uma conversa ao vivo. Vi uma reportagem na TV que existe até adolescentes que moram no mesmo prédio e conversam pelo computador! Aí, eu já considero um exagero...
Para mim, que apenas na adolescência soube o que era ter um telefone em casa (era um luxo pra época!!!! Conseguir um telefone era difícil...), aproveitei muito as conversas "ao vivo" com minhas amigas. Afinal, se quiséssemos nos comunicar, só indo até a casa da outra!!!!! E foi muito boa essa época...(momento nostalgia...deixo pra escrever outro dia!)
Temos que aproveitar essas ferramentas modernas que temos à disposição, mas, sem esquecer que as relações humanas são essenciais para nossa formação. Afinal, como tudo nesta vida, devemos aproveitar, mas sem exageros!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
'Luis Inácio falou, Luis Inácio avisou..."
Não vou negar que acreditei em Lula; ele teve meu voto na penúltima eleição. Mas não contribui para esse mandato que está cumprindo atualmente. Acreditava que ele pudesse "fazer diferente" dos outros, uma mudança em tudo que já tinha visto em termos de presidentes. Percebi que a ideologia dele até poderia ser bem intencionada, mas, ao adentrar o Palácio do Planalto...todos ficam muito parecidos...tudo em nome da "aliança política"... Ingenuamente pensei que ele seria o salvador da pátria, mas, isso ninguém pode ser...
Realmente a posição do PT frente aos escândalos do senado está um tanto quanto incoerente, em relação à sua ideologia política. Será que se fosse oposição teria a mesma postura????
"Luis Inácio falou, Luis Inácio avisou: são 300 picaretas com anel de doutor..."
Será que ele ainda pensa assim?????????
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Joaninha
Símbolo de sorte e promessa de boas-novas. Estas foram as definições que mais encontrei em minha breve pesquisa sobre este gracioso inseto. Desde pequena aprecio a joaninha; aprendi com minha mãe a segurá-la na mão, fazer um pedido e soltá-la: se voasse, o pedido se realizaria; senão...pobre joaninha, ia direto pro chão e nada de desejo realizado...
Estes 2 exemplares da foto acima (na cortina da cozinha - a foto não está muito legal, falta de "zoom"...) habitaram nosso apartamento por um tempo. Tornaram-se nossos "animais de estimação", uma vez que no prédio não podemos desfrutar da companhia de gato ou cão - são as normas. Já não se fazem mais presentes aqui em casa, mas, vez ou outra aparece uma na cozinha ou no quarto. Como será que chegam até aqui????(estamos no 5º andar...). Mistério...
Só sei que fico muito contente cada vez que me deparo com uma joaninha! Curioso como um singelo inseto pode mudar até meu humor! E isso realmente acontece. Às vezes estou triste, passando por um momento "deprê", e então, vejo a joaninha! Já é o suficiente pra colocar um sorriso no rosto! Até converso com ela (qual o problema????)
Se trazem sorte ou não, só sei que são muito bem-vindas aqui no nosso lar! Apareçam sempre!
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Quando?
Para "começar do começo", nasci em uma família católica, fui batizada, fiz primeira comunhão, e, até cheguei a me preparar para ser catequista da igreja do bairro. Acho que foi a partir do momento que minha irmã começou a frequentar um centro espírita, e começou a me falar sobre seus princípios, ensinamentos, que comecei a me interessar por esta doutrina. Tinha uns 13, 14 anos na época. Naquele momento várias dúvidas me intrigavam e começaram a ser esclarecidas.
Não quero promover um debate religioso - respeito todas as religiões, que fique bem claro! Prova disso é que tenho amigos católicos, judeus, evangélicos, presbiterianos, do candomblé etc - e eles são meus amigos pela pessoa que cada um é, e não pelo seu credo. Apenas me fiz essa indagação porque acredito a maioria de nós nasce dentro de uma família que possui sua religião, mas, que ao crescermos, ao definirmos "quem somos", passamos a seguir aquela com a qual nos identificamos. Pode ser a mesma de nossa família, ou não. O que importa?
O importante é seguir aquilo em que acreditamos - não há certo ou errado.
Li uma vez uma frase (não me lembro de quem é, muito menos onde li...problema de memória!) que dizia que "fazer para os outros aquilo que desejaríamos que fizessem para nós" é o mote de todas as religiões, seja cristianismo, budismo, espiritismo..."Fazer o bem, sem olhar a quem"...frase simples de dizer, atitude "complicada" de se praticar, não???? É para pensar...
Encerro com uma frase de Chico Xavier:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
A gripe
1- é um vírus desconhecido, portanto, não sabemos seu comportamento, sua evolução no organismo. Precisamos nos preocupar com ele? SIM - porém, sem paranóia!
2-hábitos de higiene (os quais já deveríamos ter antes...) como lavar as mãos, cobrir a boca e nariz com lenço antes de espirrar ou tossir, deixar ambientes arejados, evitar (quando possível) as aglomerações; manter uma dieta saudável e equilibrada, prática de exercícios - isso é o que tenho feito para me prevenir
3- vemos nos noticiários apenas os números de mortes pela gripe. Alguém já parou para prestar atenção nos números dos que se curaram ??? É um número muito maior...
4- Por favor, antes de repassar e-mails para todos seus contatos, pare e preste atenção se isto é realmente necessário, se o conteúdo é verídico, se você pode confiar na "fonte" desta informação! É isso que tenho feito!
Não tenho a pretensão de escrever uma cartilha sobre como se proteger da gripe, só coloquei o que eu estou fazendo.
Não vamos entrar em pânico, ok?